Breve Historial

Breve Historial

 

Foi a partir da implementação do Projecto Integrado de Intervenção e Desenvolvimento Comunitário Santo António de Arenilha que detectou-se a necessidade de criar um equipamento para dar resposta aos inúmeros casos de crianças e jovens em situação de risco, uma vez que o distrito de Faro não tinha como dar resposta célere a tantos casos. Estas crianças chegavam aos serviços púbicos, nomeadamente ao Centro Regional de Segurança Social, ao Tribunal de Família e menores de Faro, Instituto de Reinserção Social, Escolas, Centros de Saúde bem como, às Comissões de Protecção de Menores.

Iniciou-se, então, dada à urgência, o Centro de Acolhimento Temporário “Gente Pequena” no dia 30 de Março de 1999. Contudo, o Centro desenvolvia a sua actividade, durante agum tempo, num apartamento alugado em Via Real de Santo António. O Centro de Acolhimento tinha a capacidade máxima para 10 (dez) crianças, dos 0 aos 12 anos.

Em muitas vezes, a ocupação do Centro ultrapassou o seu limite, 10 crianças, chegando até às doze.

Era, então, evidente e mais que justificativa a construção de raíz do novo Centro de Acolhimento Temporário. Nesse sentido, através de apoios e parcerias entre a CRSS de Faro, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António e pela Câmara Municipal de V.R.S. António construiu-se um equipamento, com as devidas condições, distribuído por dois pisos.

O novo C.A.T. está em funcionamento desde 16 de Julho de 2002.

Neste novo espaço, há capacidade para 18 crianças dos 0 aos 18 anos. Há, ainda, duas camas para qualquer emergência que possa surgir, porém, podemos dizer que até aos dias de hoje essas duas camas estiveram na maioria das vezes ocupadas.